Inflação de 2025 Fica Dentro da Meta do Governo
Os dados da inflação oficial de dezembro foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram que a inflação ficou em 0,25%, resultado que faz o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) marcar 4,41%, dentro do limite da meta do governo.
É o segundo mês seguido com inflação acumulada dentro da margem de tolerância. Em novembro, o IPCA-15 tinha baixado para 4,5%, depois de ter ficado fora do limite desde janeiro. Em abril, o ponto mais alto desde então, chegou a 5,49%.
Notícias Relacionadas:
O mais recente boletim Focus, pesquisa do Banco Central com instituições financeiras, estima que a inflação oficial terminará 2025 em 4,33%, ou seja, dentro do limite de tolerância da meta.
A diferença entre a prévia e o IPCA está na metodologia e no período de coleta de preços. A prévia é feita e divulgada antes do fim do mês, enquanto o IPCA tem um período de coleta maior e é divulgado apenas em janeiro.
O IPCA-15 coleta preços em 11 localidades do país, enquanto o IPCA é coletado em 16 localidades. Ambos os índices levam em consideração uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos.