Estudo Clínico para Avaliar Segurança de Medicamento para Lesões na Medula Espanhal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início do estudo clínico para avaliar a segurança do uso do medicamento polilaminina no tratamento do trauma raquimedular agudo. Esse tipo de lesão afeta a medula espinhal ou a coluna vertebral.
Pesquisa em Universidade Pública
Os estudos com polilaminina são desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), liderados pela professora Tatiana Sampaio, em parceria com o laboratório Cristália.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a pesquisa já apresentou resultados promissores na recuperação de movimentos. A primeira fase do estudo será realizada em cinco pacientes voluntários com lesões agudas da medula espinhal torácica.
Prioridade
A aprovação do início do estudo clínico da polilaminina foi priorizada pelo comitê de inovação da Anvisa para acelerar pesquisas e registros de amplo interesse público.
A empresa patrocinadora será responsável por coletar, monitorar e avaliar sistematicamente todos os eventos adversos, garantindo a segurança dos participantes.