Uso de Canetas Emagrecedoras Exige Cuidados em Idosos
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Leonardo Oliva, o uso de canetas emagrecedoras por pessoas idosas requer cuidados para não acelerar o declínio funcional.
Os riscos incluem náuseas, vômitos, dificuldade de ingestão de alimentos e água, desidratação e distúrbios eletrolíticos, podendo ocasionar até desnutrição.
O geriatra alerta que o uso indiscriminado e incorreto dessas medicações pode colocar em risco a saúde das pessoas, principalmente na população com mais idade.
É fundamental um bom acompanhamento médico e nutricional, além de atividade física regular, para minimizar a perda muscular que ocorre com o emagrecimento.
Oliva orienta que não se deve buscar um emagrecimento muito rápido, pois isso aumenta a tendência de perda associada de massa muscular.
É importante se alimentar para manter a saúde, com vitaminas, minerais e exercícios do tipo musculação, para evitar a perda de massa muscular.
Conscientização sobre a Obesidade
O presidente da SBGG destaca a necessidade de conscientização sobre a obesidade como uma doença grave, que requer tratamento adequado.
É importante entender que a perda de peso não é apenas uma questão de balança, mas sim uma busca por saúde, envolvendo alimentação saudável, atividade física e cuidado da saúde psicológica e emocional.
Cuidados com a Compra de Produtos Oficiais
Oliva enfatiza a importância de comprar produtos oficiais com receita médica em farmácias legalizadas, pois há falsificações de procedência duvidosa à venda no mercado ilegal.
Esses produtos são regulamentados por agências reguladoras e têm controle de qualidade, o que não ocorre com as falsificações.
O geriatra advertiu que a compra de medicação em mercado paralelo é colocar a saúde em risco de uma forma muito grande.