PUBLICIDADE

© Antônio Cândido/Arquivo Pessoal
© Antônio Cândido/Arquivo Pessoal

A Folia de Reis: Uma Tradição Cultural Centenária no Brasil

A Folia de Reis, celebrada em 6 de janeiro, é uma tradição cultural centenária no Brasil, que envolve a passagem de grupos de cantadores e instrumentistas pelas ruas, cantando louvores aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.

A Folia de Reis foi trazida para o Brasil durante o período colonial, incluindo manifestações com títulos diversos como Terno de Reis, Tiração de Reis, Rancho de Reis, Guerreiros e Reisado.

Atualmente, a tradição continua presente em diversos estados do país, especialmente nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, a exemplo do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo, do Rio de Janeiro, de Alagoas, da Bahia, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí e de Goiás.

A Folia de Reis tem a apresentação de vários folguedos, como o Encanto da Terra, Jacar, Reisado Mirim, Encanto dos Corais, Filomena, os três Reis Magos e Dona Joaninha.

Em Pernambuco, a Folia de Reis acontece tanto no interior quanto na capital, com a tradicional Queima da Lapinha.

Em Minas Gerais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) já cadastrou mais 1,6 mil grupos em cerca de 400 municípios de todas as regiões, consideradas, desde 2017, patrimônio cultural de natureza imaterial.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), existem três pedidos de reconhecimento abertos no Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI): Reisados de Pernambuco; Folias de Reis Fluminenses; e Folias de Reis do Estado de São Paulo.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Destaques Alagoas em Dia

Relacionadas

Menu