PUBLICIDADE

© Lula Marques/ Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil

Governo Prioriza Desenvolvimento Econômico e Social para a Maioria da População

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a agenda econômica e social do governo priorizou a maioria da população brasileira em sua última reunião interministerial de 2025.

Rui Costa defendeu que o governo, nos últimos três anos, buscou atuar para a redução das desigualdades, citando a aprovação da medida que zera o Imposto de Renda para mais de 15 milhões de brasileiros que ganham até R$ 5 mil como uma das ações.

O ministro também destacou que a renda per capita do país, em geral, cresceu quase 4,9% e, entre os mais pobres, subiu 13,2%. Além disso, ele citou que quase 9 milhões de brasileiros saíram da pobreza e 13 milhões da extrema pobreza, entre 2022 e 2024.

Redução do Desemprego

Outro motivo de otimismo do governo, segundo ele, foi a redução histórica do desemprego no país, que atingiu a menor taxa desde que se iniciou a pesquisa de desemprego no Brasil, de 5,4%, em outubro.

Rui Costa também apontou que as pessoas com atividade de trabalho regular, formal ou informal, somam quase 103 milhões de brasileiros e que o salário real cresceu quase 8%, entre 23% e 25%, entre 2022 e 2024.

Educação, Saúde e Habitação

No campo social, Rui Costa lembrou da implementação do programa Agora Tem Especialistas, que tem o objetivo de reduzir o tempo de espera nas filas por atenção especializada.

Além disso, ele citou a iniciativa do programa Pé-de-Meia, que já beneficia quase 6 milhões de jovens com o valor de R$ 3 mil nos três anos de ensino médio.

Rui Costa também defendeu a nova versão do Minha Casa, Minha Vida, relançada em 2023, que contou com a meta de entregar 2 milhões de moradias contratadas no Brasil, alcançada em setembro.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Destaques Alagoas em Dia

Relacionadas

Menu