PUBLICIDADE

© Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR

Combate ao crime organizado

Na Cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância da cooperação sul-americana no combate ao crime organizado, destacando que este é um dos principais desafios enfrentados pelo bloco.

Segurança pública é um direito fundamental do cidadão e um dever do Estado, independentemente da ideologia política do governo. Lula afirmou que o Mercosul tem demonstrado disposição em enfrentar as redes criminosas de forma conjunta.

Ele citou exemplos de ações em curso entre os países sul-americanos, como a criação de uma instância de autoridades especializadas em políticas contra as drogas, um acordo contra o tráfico de pessoas e a constituição de uma comissão para implementar uma estratégia comum contra o crime organizado transnacional.

Regulação dos ambientes digitais

Lula defendeu a regulação dos ambientes digitais para o combate ao crime, destacando que a liberdade é a primeira vítima de um mundo sem regras. Ele anunciou uma reunião internacional com ministros da área de segurança para debater o assunto.

O presidente também citou a importância de proteger crianças e adolescentes e dados pessoais em ambientes digitais, afirmando que a internet não é um território sem lei.

Violência de gênero

Na Cúpula do Mercosul, Lula abordou o tema da violência contra as mulheres, um dos principais desafios de segurança pública no Brasil e na região. Ele destacou que a América Latina é a região mais letal do mundo para as mulheres e propôs a criação de um grande pacto do Mercosul pelo fim do feminicídio e da violência contra as mulheres.

Risco de conflito militar

Lula também alertou para o risco de um conflito armado na América do Sul, diante da ameaça de intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela. Ele defendeu uma doutrina de paz na América do Sul e exaltou a capacidade das instituições brasileiras em debelar a tentativa de golpe de Estado, há quase três anos.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Destaques Alagoas em Dia

Relacionadas

Menu