Petrobras Inicia Operação de Petróleo e Gás na Plataforma P-78
A Petrobras informou que iniciou a produção de petróleo e gás na Plataforma P-78, localizada no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos.
Com capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diários, a Plataforma P-78 aumentará a capacidade instalada de produção do campo para aproximadamente 1,15 milhão de barris de petróleo por dia.
A operação também permitirá a exportação de gás para o continente, via interligação com o gasoduto Rota 3, em Itaboraí (RJ), expandindo a oferta de gás no Brasil em até 3 milhões de m³ por dia.
Plataforma P-78: um marco importante para a Petrobras
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a operação da Plataforma P-78 marcou um importante marco para a empresa, que planeja produzir 2,5 milhões de barris de petróleo por dia em 2026.
A Plataforma P-78 é equipada com tecnologias para redução de emissões e mais eficiência operacional, destacando-se o sistema de recuperação de gases de queima, adoção de variação de rotação em bombas e compressores e integrações energéticas entre os correntes quentes e frias no processamento de óleo e gás.
A Plataforma P-78 é a sétima em operação no Campo de Búzios, o maior do país em reservas e que, em outubro de 2025, superou a marca de 1 milhão de barris por dia.