Alerta do médico: AVC é uma doença comum e mortal
A temperatura alta do verão pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC), segundo o neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista Orlando Maia. Ele explicou que o calor gera uma desidratação natural das células, o que pode causar um aumento da possibilidade de coagulação do sangue e, consequentemente, AVC.
Por que o AVC é uma doença comum e mortal?
O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. De acordo com Orlando Maia, quando não mata, deixa a pessoa incapaz. Ele salientou que a doença é extremamente desabilitadora e pode causar sequelas como paralisia, dificuldade de fala e visão.
Mais riscos no verão
Além do calor, o estilo de vida moderno, o tabagismo e as doenças crônicas não controladas aumentam o risco de AVC. Orlando Maia destacou que o tabagismo é uma das maiores causas externas para AVC e pode causar aneurisma, que está ligado à nicotina.
Prevenção é a chave
A prevenção pode evitar um AVC. Orlando Maia enfatizou que é importante ter um hábito de vida saudável, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável e controlar a pressão arterial. Além disso, não fumar e evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica são fundamentais.
Tratamento é possível
Hoje em dia, há tratamento para AVC. Orlando Maia explicou que existem duas formas de tratamento: a infusão de um remédio que dissolve o coágulo e o cateter que aspira o coágulo. O tratamento é mais eficaz quanto mais rápido a pessoa chegar a um hospital.