A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo emitiu um alerta de aumento de risco para reintrodução de sarampo no país durante o verão.
Com a temporada de cruzeiros em pleno período, os pontos de parada no litoral paulista estão recebendo mais turistas, o que aumenta o risco de reintrodução da doença.
Medidas de prevenção
Lembre-se de que a vacinação é fundamental para evitar a exposição ao sarampo.
- Vacinação**: é importante ficar atento à vacinação para a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), de preferência com ao menos 15 dias de antecedência da potencial exposição.
- Medidas auxiliares**: cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, lavar as mãos com frequência com água e sabão, ou então utilizar álcool em gel, não compartilhar copos, talheres e alimentos, procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos, evitar aglomerações ou locais pouco arejados, manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados e evitar contato próximo com pessoas doentes.
Se você tiver sintomas suspeitos até 30 dias após a viagem, como febre, manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de tosse ou coriza ou conjuntivite, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde, informar o histórico de deslocamento e evitar a circulação em locais públicos.