Reinvidentes Brasileiros Têm Novas Ferramentas para Melhorar Saúde
O Ministério da Saúde anunciou a versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa, um instrumento importante para cidadãos com 60 anos ou mais. O documento agora inclui informações sobre saúde mental, prevenção de violência, cuidados paliativos e seguridade social.
Com o objetivo de tornar a caderneta mais acessível e acolhedora, o Ministério informou que o material foi reestruturado para abordar as necessidades específicas de cada pessoa. A versão digital está disponível no site do ministério e, em breve, também estará disponível no aplicativo Meu SUS Digital.
Nova Abordagem na Caderneta
Dentre as novidades incluídas na atualização está o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional, que permite avaliação das condições de fragilidade e necessidades específicas de cada pessoa. Além disso, o documento apresenta conteúdos em fontes maiores e utiliza ilustrações e QR codes para direcionar o usuário e os profissionais a conteúdos complementares de educação em saúde.
Entenda a Importância da Caderneta
A Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento direcionado tanto para o cidadão quanto para profissionais de saúde, onde são organizados registros de consultas, vacinas, medicamentos e resultados de exames. Além disso, podem ser acessadas informações sobre os direitos da pessoa idosa, alimentação saudável, serviços e telefones úteis.