Levantamento Nacional Identifica Hospitais Públicos de Alto Desempenho
O Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) realizaram um estudo inédito para identificar os 100 melhores hospitais públicos do Brasil.
O estudo avaliou acreditação hospitalar, taxas de ocupação e de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados como critérios principais.
Os Melhores Hospitais Públicos do Brasil
Depois de São Paulo, com 30% dos melhores hospitais públicos brasileiros, Goiás se destaca com 10% do total. Na sequência vêm Pará (7%), Santa Catarina (7%), Pernambuco (6%), Rio de Janeiro (6%), Paraná (5%), Amazonas (3%), Bahia (3%), Distrito Federal (3%), Maranhão (3%), Minas Gerais (3%), Ceará (2%), Espírito Santo (2%), Mato Grosso do Sul (2%), Rio Grande do Sul (2%), Tocantins (2%), Piauí (1%), Rio Grande do Norte e Sergipe (1%).
A lista das unidades indicadas considerou serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com assistência 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Desafios para o Saneamento
A disparidade em relação a São Paulo ocorre, segundo os realizadores, porque o estado tem mais hospitais públicos que atendem integralmente pelo SUS, seja em termos proporcionais ou em números absolutos.
Entre agosto de 2024 e julho de 2025, todos os hospitais públicos tinham mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde.